Cabo Verde sobe quatro posições no ranking da FIFA

|

Praia, 09 Abr (Inforpress) - A selecção nacional de futebol de Cabo Verde subiu quatro lugares no ranking da Federação Internacional de Futebol (FIFA), relativo ao mês de Março, ocupando agora, o 107º lugar, com 298 pontos.

Esta é a primeira subida este ano de Cabo Verde no ranking do organismo máximo do futebol mundial, uma vez que, na classificação de Janeiro o país tinha subido dois lugares, ao posicionar-se no 108º lugar, enquanto que em Fevereiro desceu três posições.

No que se refere aos adversários de Cabo Verde no Grupo 1, em que se encontra para a eliminatória de qualificação conjunta do CAN e Mundial 2010, os Camarões mantem o 17º lugar. Por sua vez, a Tanzânia subiu três posições ocupando 94º lugar, enquanto a selecção das Ilhas Maurícias desceu seis lugares, ao passar do 168º para o 174º lugar.

A selecção nacional, que vai estar sob o comando do treinador João de Deus, vai fazer a sua estreia nas eliminatórias dessa competição em Junho próximo, defrontando, em Yaounde, os Camarões, em jogo a contar para a primeira jornada do Grupo 1.

Ainda no mês de Junho, entre os dias 6, 7 e 8, o combinado nacional recebe, em casa, a Tanzânia, para uma semana depois viajar até a Port Louis medir forças com o combinado das Ilhas Maurícias.

Cabo Verde fecha a sua participação na qualificação do CAN e Mundial 2010 com dois jogos em Setembro de 2008. Primeiro, no Estádio da Várzea, dia 6, com a selecção dos Camarões e na semana seguinte deslocar-se-á a Dar es Salaam, para jogar com a Tanzânia.

O ranking da FIFA é liderado pela Argentina, com 1.519 pontos, seguido do Brasil (1.509) e da Itália (1.391). A Espanha (1.319) e a Alemanha (1261) ocupam o quarto e quinto posto, respectivamente

Novo treinador da selecção nacional projecta apuramento para o Mundial de 2014

|

Praia, 08 Abr (Inforpress) - O novo treinador da selecção nacional de futebol, João de Deus, definiu, segunda-feira, como objectivo a longo prazo, conseguir o apuramento para o Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil.

De acordo João de Deus, que falava no acto da sua apresentação oficial, realizado na sede da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), defendeu, no entanto, a necessidade de estabelecer metas intermédias que passam por estar nos campeonatos africanos em 2010 ou 2012.

O novo timoneiro nacional, que também acumula o cargo de coordenador técnico da FCF, disse que doravante, todo o trabalho vai ser feito de uma forma científica, deixando para trás o empirismo que, segundo ele, “tem caracterizado o futebol cabo-verdiano”.

João de Deus adiantou que vai dar uma “forte atenção” aos escalões de base com aposta nos Sub-15, 16, 18, 19 e Sub-20 e numa selecção olímpica para fazer a ponte com a selecção principal. Essas selecções, segundo João de Deus, serão dirigidas e coordenadas por técnicos cabo-verdianos.

O técnico nacional indicou, por outro lado, que vai ser criado um posto de observadores nacionais e internacionais, para identificar todas as matérias-primas tanto no país como na diáspora.

Por seu turno, o presidente da FCF, Mário Semedo avançou que João de Deus já fez uma análise de todos as adversários de Cabo Verde no grupo de qualificação para o CAN’ 2010 e de um leque de jogadores residentes e não residentes pré-seleccionados para essa campanha.

Mário Semedo esclareceu, ainda, que o processo de contratação do novo treinador contou com o apoio dos jogadores que, através do capitão Lito, manifestaram todo interesse e satisfação em poder contar com João de Deus à frente da selecção nacional.

O técnico lusitano, que vinha trabalhando na selecção de Cabo Verde desde a era de Alexandre Alhinho como preparador físico, sucede o brasileiro Ricardo Cordeiro Rocha, que em Dezembro último deixou o comando da selecção nacional.

Cabo Verde está inserido num grupo ao lado dos Camarões, das ilhas Maurícias e da Tanzânia e faz a sua estreia em Junho, em Yaoundé, diante da selecção camaronesa.

Refira-se que a FCF assinou, recentemente, um contrato com a empresa GDS-SGPS em que foi injectada uma quantia anual de oito mil e 400 contos, durante três anos, destinada a contratação da nova equipa técnica da selecção nacional.

Rescaldo da vitória do Sporting da Praia: Equipa técnica do Asfar de Marrocos demitida

|

A improvável vitória do Sporting da Praia sobre o Asfar de Marrocos ditou a demissão da equipa técnica dessa equipa marroquina mal regressou a Rabat. A imprensa desse país do Magreb encontra-se em estado de choque, questionando como é que uma equipa que parte com três golos de vantagem consegue deixar escapar a oportunidade de prosseguir em frente na Liga dos Clubes Africanos. Aliás, a desolação dos marroquinos começou na Praia, quando no final da partida alguns dos seus elementos caíram em choro convulsivo.


A vitória do Sporting da Praia, é referida por vários órgãos de imprensa do continente e não só, a começar pelos jornais do Marrocos, que logo trataram de exigir a cabeça de Madhi Moustapha e dos restantes elementos da equipa técnica do Asfar, tida como uma das equipas mais poderosas de África. A imprensa desportiva especializada marroquina, escreve a Inforpress, questiona como é os militares “desprestigiaram” o futebol marroquino “num pequeno país insular que responde por Cabo Verde”.

Os críticos não encontraram explicação pelo “tamanho desaire” de uma equipa que viajou para “a costa ocidental de África com uma clara vantagem de três bolas a zero”, mas que regressou eliminada da primeira fase dos preliminares. A resposta é só uma, avança «asemanaonline»: a equipa marroquina minimizou os adversários cabo-verdianos e no fim foi o que se sabe, acabando todos mergulhados em lágrimas diante do resultado final: 5-4 (penalidades), depois dos três golos marcados pelo Sporting, anulando assim o mesmo resultado obtido pelo Asfar no seu campo.

Já em Angola, a cotação do Sporting encontra-se neste momento em alta, sendo referida como “um nome a se ter em conta, um clube moralizado firme nas suas convicções” nas próximas eliminatórias ante o Inter Clube de Luanda

Campo futebol Tarrafal vai receber relva sintética

|

Vila da Ribeira Brava, 22 Fev. (Inforpress) – O campo de futebol da vila do Tarrafal vai receber relva sintética ainda no decurso de 2008.

O Presidente da Comissão Instaladora (CI) do município tarrafalense, António Lopes Soares, disse, esta tarde, à Inforpress, que está-se a trabalhar com vista ao arrelvamento do referido campo e que “se tudo correr bem, os trabalhos iniciar-se-ão no mês de Maio”.

O projecto esta orçado em cerca de cinquenta mil contos e será financiado pela Comissão Instaladora em parceria com o Governo e algumas empresas privadas

S. Nicolau/Futebol: Clubes criam comissão para gerir época 2007/2008

|

Vila da Ribeira Brava, 05 Jan (Inforpress) – A época de futebol 2007/08, em S. Nicolau, que se inicia, domingo, com o jogo da Super Taça, será gerida por uma Comissão de Gestão integrada por representantes dos oitos clubes desta ilha.

A Associação Regional de Futebol, eleita para as duas épocas anteriores, não mereceu a confiança dos clubes para se candidatar a um segundo mandato, tendo em conta que nunca prestou contas da sua actividade a aqueles que a elegeram.

Segundo uma nota da referida comissão, esta tem um mandato exclusivo para a época 2007/2008, durante a qual procurará criar, em colaboração com os clubes filiados e outros parceiros, “as condições necessárias que favorecem a eleição dos Corpos Sociais da Associação Regional de Futebol de S.Nicolau, para que a época desportiva 2008/2009 seja preparada e iniciada atempadamente”.

Conforme o calendário dos jogos da época 2007/2008, divulgado por essa comissão de gestão, no fim-de-semana seguinte ao jogo da Super Taça, terá inicio a Taça de S. Nicolau. A Super Taça será disputada pelos dois clubes do Tarrafal, ou sejam: Futebol Club Ultramarina, actual campeão regional, e AJAT-SN.

O arranque do Campeonato Regional de Futebol está aprazado para o próximo dia 9 de Fevereiro. A Comissão de Gestão da época futebolística, que se inicia, domingo, é presidida por Manuel de Morais dos Santos.

 

©2009 Desporto | Template Blue by TNB