Praia, 30 Jan (Inforpress) - O seleccionador nacional de futebol, João de Deus, divulgou a lista dos 20 convocados de jogadores para o amistoso com o Senegal, a acontecer no próximo dia 7 de Fevereiro no Estádio Adérito Sena, em São Vicente.
A partida enquadra-se na preparação do Senegal para o Campeonato Africano das Nações para Jogadores Locais (CHAN), previsto para 22 de Fevereiro a 8 de Março de 2009 na Côte d'Ivoire.
Para este encontro com o Senegal, o técnico João de Deus convocou apenas os jogadores que militam nos campeonatos regionais.
Lista dos convocados:
- Guarda-redes: Fock (Mindelense) e Carlitos (Sal Rei da Boa Vista);
- Defesas: Toi Adão, Nhambu e Irineu (Mindelense), Hernany e Devon (Académico do Sal), Nilson (Boavista) e Flávio (Académica do Fogo);
- Médios: Adelino (Mindelense), Dário (Sporting), Tchesco (Bairro) Pilé (Académica do Fogo), Babanco (Boavista) e Ton (Estrela dos Amadores do Tarrafal de Santiago);
- Avançados: Ravs (Académico do Sal), Cadú (Mindelense), Cuca (Bairro) e Rodi (Santa Maria).
Inforpress/fim
Futebol: Seleccionador de Cabo verde convoca 20 atletas residentes para jogo com Senegal
|Futebol: Entidades desportivas caminham para institucionalização do torneio “Carlos Alhinho"
|Mindelo, 19 Jan (Inforpress) - O presidente da Associação de Futebol de São Vicente (AFSV), Daniel Jesus, anunciou hoje que “várias entidades desportivas” de Angola e de Cabo Verde estão a trabalhar com vista a institucionalização do Torneio Homenagem a Carlos Alhinho.
Daniel Jesus falava à imprensa no acto de apresentação do torneio de homenagem a Carlos Alhinho que começa amanhã, no Mindelo, e que envolve a equipa do Sport Luanda e Benfica, de Angola, para além das formações locais do Derby, Académica e Mindelense.
De acordo com a mesma fonte, a prova deve passar a realizar-se com periodicidade a estabelecer e alternadamente nos dois países, envolvendo outras equipas. “Mas ainda está-se no campo das intenções, vamos continuar a trabalhar”, concluiu.
Na conferência de imprensa desta manhã, o dirigente do Sport Luanda e Benfica, Victor Bettencourt, enalteceu a figura de Carlos Alhinho, “agente desportivo respeitado em Angola”, e, por isso, merecedor desta e mais iniciativas do género.
A mesma fonte destacou ainda o envolvimento das federações de futebol de Angola e de Cabo Verde no projecto para que o torneio se concretizasse.
O Benfica de Luanda, que tem como presidente da direcção Tchizé dos Santos, filha do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, foi quinto classificado no campeonato de Angola da primeira divisão e está em plena pré-época.
Depois de São Vicente ruma a Portugal para mais duas semanas de estágio.
A família de Carlos Alhinho, por seu lado, através de Rita Alhinho, irmã do malogrado, agradeceu a iniciativa pois considera seu irmão merecedor de “todas as homenagens e de todas as flores” pelo que deu ao futebol de Angola e de Cabo Verde.
Rita Alhinho destacou ainda o facto de a receita do torneio reverter a favor da Academia “Carlos Alhinho”, cujas equipas de sub-10 e sub-12 preparam-se para participar no Mundialito para clubes e escolas de futebol, previsto para Abril no Algarve, Portugal.
“Este ano recebemos o convite para a terceira participação e, uma vez que o Mundialito vai homenagear Carlos Alhinho, atribuindo seu nome a um dos troféus em disputa, estamos a fazer tudo para participar”, concluiu Rita Alhinho que espera a adesão do público terça-feira e sábado no estádio “Adérito Sena”.
Assim, amanhã, 20, feriado nacional, disputa-se a primeira jornada, a partir das 14:00 horas, com os jogos Académica – Derby e Mindelense – Benfica de Luanda.
A segunda jornada, igualmente disputada num feriado, mas no dia 22, Dia de São Vicente, engloba os jogos Académica – Mindelense e Derby – Benfica de Luanda.
Finalmente, a terceira jornada, sábado, 24, reserva as partidas Derby – Mindelense e Académica – Benfica de Luanda.
AA
Inforpress/Fim