Os 23 jogadores escolhidos peleo treinador Lúcio Antunes para preparar a equipa de Cabo Verde que vai participar na 19ª da na Taça Amílcar Cabral, que vai ter lugar de 30 deste mês a 9 de Dezembro, na Guiné-Bissau, começara os treinos, terça-feira, nos Estádio da Várzea, na cidade da Praia.
Todos os jogadores convocados, maioritariamente do escalão Sub-23, são atletas pertencentes a equipas que disputado os campeonatos regionais já em curso, nomeadamente nas ilhas de Santiago, Sal, São Vicente e Santo Antão.
Ao contrário do que vinha acontecendo com a equipa que disputou a fase eliminatória do CAN 2008, a FCF optou, desta vez, por não convocar nenhum jogador cabo-verdiano que milita em clubes estrangeiros e que vinham dando maioritariamente o seu concurso à principal selecção cabo-verdiana de futebol.
Para participar nos treinos, que decorrem até ao próximo dia 29, no Estádio da Várzea, o técnico Lúcio Antunes chamou os seguintes jogadores: Caxito, dos Travadores; Fock (Mindelense); Loloti (Sporting da Praia); Nilson (Académica da Praia); Valli (Batuque); Neu (Mindelense); Toy Adão (Académica do Mindelo) Chelo (Sporting da Praia); Niná (Académica da Praia); Nelito (Académica do Sal); Babanco (Sporting da Praia); Tibs (Académica do Mindelo); Dário (Sporting da Praia); Pepa (Académica do Mindelo); Tigana (Sporting da Praia); Body (Académica da Praia); Lambreta (Académica da Praia); Gerson (Académica da Praia); Romy (Académica do Mindelo); Platini (Sporting da Praia); Mendes (Académico do Sal); Nené (Derby de São Vicente) e Cadú (Mindelense).
A participação da selecção nacional de futebol de Cabo Verde na 19ª edição da Taça Amílcar Cabral esteve em dúvida até a semana passada, uma vez que a FCF não mobilizou os meios financeiros atempadamente por ter recebido, tardiamente, o convite para essa participação.
No entanto, o Governo decidiu disponibilizar a verba necessária para garantir a participação de Cabo Verde nesta edição, depois do arquipélago ter estado ausente das duas últimas edições (2003 e 2005) desta prova organizada pela Zona II do Conselho Superior do Desporto em África e que tem como patrono Amílcar Cabral, fundador das nacionalidades Bissau-guineense e cabo-verdina.
Selecção de futebol inicia preparação para a Taça Amílcar Cabral
|Cabo Verde desce 36 posições no ranking da FIFA
|A selecção nacional de futebol conheceu a sua maior descida de sempre no ranking da FIFA, ao descer 36 posições de uma assentada, de acordo com a nova actualização .Cabo Verde desce do 76º para o 112º lugar e perde 131 pontos em relação ao seu posicionamento do mês de Setembro, pelo que divide esta sua nova posição com a Gâmbia.
Esta descida vertiginosa também é verificada a nível do continente africano. Cabo Verde, que na última actualização ocupava a 17ª posição em África, encontra-se, actualmente, no 33º lugar, sendo que a nível dos PALOP já está ultrapassada pela selecção nacional de Moçambique, país que, apesar de uma descida de 13 posições, ocupa a 77ª colocação.
Angola continua a liderar o ranking dos PALOP, mas quedou 18 posições, pelo que ocupa actualmente a 73ª posição com 428 pontos.
Cabo Verde já conheceu a sua melhor classificação de sempre, em Julho do corrente ano, altura que chegou a posicionar-se na 68ª posição, num período que se encontrava bem posicionada para disputar uma vaga para a Copa Africana das Nações.
Nesta lista liderada pela Argentina, o Brasil passa a ocupar a segunda posição, enquanto a Itália perde o comando ao cair para a terceira posição, seguida da França, Alemanha, Espanha, Holanda, Portugal, República Checa e Croácia.
PM CONFIRMA PARTICIPAÇÃO DE CABO VERDE
|Praia, 17 de Novembro - Está confirmada a participação de Cabo Verde na Taça Amílcar, que acontece de 30 deste mês a 9 de Dezembro na Guiné-Bissau. A decisão foi anunciada hoje, pelo primeiro-ministro José Maria Neves, no decorrer da cerimónia de homenagem à algumas personalidades e instituições ligadas ao desporto.
“Apesar do convite tardio do governo da Guiné Bissau, nós mobilizamos recursos necessários para a participação da Selecção Nacional na Taça Amílcar Cabral” afirmou o primeiro-ministro.
Com a “luz verde” do Governo, a Federação Cabo-verdiana de Futebol – FCF está agora em condições de arrancar com os trabalhos de preparação da equipa nacional, que terá menos de 10 dias para delinear uma estratégia para o evento.
O presidente da FCF afirmou que não será uma preparação como “mandam as regras”, mas “vamos fazer tudo para tentar garantir uma boa prestação na prova”. Entretanto, Mário Semedo fez questão de deixar bem claro que o objectivo é “apenas participar”, porque “não estamos em condições de exigir mais”, já que “nem sequer sabíamos que a Taça Amílcar Cabral seria realizada nesta altura do ano”, referiu Mário Semedo sublinhando que “fomos comunicados muito tardiamente e só hoje, 17 de Novembro, é que foi anunciada a decisão de participarmos”, e por isso, “não há condições para garantirmos qualquer resultado”.
A Selecção Nacional, que deverá ser constituída essencialmente por jogadores residentes, na categoria de sub 23, começa a trabalhar na próxima terça-feira, na cidade da Praia, sob a orientação técnica do treinador Lúcio Antunes.
Cabo Verde está incluído no grupo B, juntamente com as selecções da Guiné-Conacry, Mali e Gâmbia.
Fonte: Liberal online
S. Nicolau: Desportivo Ribeira Brava vence torneio do Dia Desporto Cabo-verdiano
|A formação azul e branca da Ribeira Brava somou mais pontos do que as outras equipas participantes do torneio, ao averbar duas vitórias nos jogos disputados, por sinal, frente as duas formações anfitriãs.
No primeiro jogo, venceu o Futebol Club Ultramarina por 1-0 e no segundo a AJAT-SN por 2-1.Quadro geral dos resultados dos jogos do torneio: