Praia, 17 de Novembro - Está confirmada a participação de Cabo Verde na Taça Amílcar, que acontece de 30 deste mês a 9 de Dezembro na Guiné-Bissau. A decisão foi anunciada hoje, pelo primeiro-ministro José Maria Neves, no decorrer da cerimónia de homenagem à algumas personalidades e instituições ligadas ao desporto.
“Apesar do convite tardio do governo da Guiné Bissau, nós mobilizamos recursos necessários para a participação da Selecção Nacional na Taça Amílcar Cabral” afirmou o primeiro-ministro.
Com a “luz verde” do Governo, a Federação Cabo-verdiana de Futebol – FCF está agora em condições de arrancar com os trabalhos de preparação da equipa nacional, que terá menos de 10 dias para delinear uma estratégia para o evento.
O presidente da FCF afirmou que não será uma preparação como “mandam as regras”, mas “vamos fazer tudo para tentar garantir uma boa prestação na prova”. Entretanto, Mário Semedo fez questão de deixar bem claro que o objectivo é “apenas participar”, porque “não estamos em condições de exigir mais”, já que “nem sequer sabíamos que a Taça Amílcar Cabral seria realizada nesta altura do ano”, referiu Mário Semedo sublinhando que “fomos comunicados muito tardiamente e só hoje, 17 de Novembro, é que foi anunciada a decisão de participarmos”, e por isso, “não há condições para garantirmos qualquer resultado”.
A Selecção Nacional, que deverá ser constituída essencialmente por jogadores residentes, na categoria de sub 23, começa a trabalhar na próxima terça-feira, na cidade da Praia, sob a orientação técnica do treinador Lúcio Antunes.
Cabo Verde está incluído no grupo B, juntamente com as selecções da Guiné-Conacry, Mali e Gâmbia.
Fonte: Liberal online